LISBOA | PORTUGAL

2016-07-27

BELÉM - LISBOA


MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS



O Mosteiro dos Jerónimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém é um mosteiro português da Ordem de São Jerónimo construído no século XVI. Situa-se na freguesia de Belém, na cidade e concelho de Lisboa. Tem, desde 2016, o estatuto de Panteão Nacional.

Ponto culminante da arquitectura manuelina, este Mosteiro é o mais notável conjunto monástico português do seu tempo e uma das principais igrejas-salão da Europa. A sua construção iniciou-se, por iniciativa do rei D. Manuel I, no dealbar do século XVI e prologou-se por uma centena de anos, tendo sido dirigida por um conjunto notável de arquitetos / mestres de obras (destaque-se o papel determinante de João de Castilho).

O Mosteiro dos Jerónimos encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1907 e, em 1983, foi classificado como Património Mundial pela UNESCO, juntamente com a Torre de Belém. Em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.

Estreitamente ligado à Casa Real Portuguesa e à epopeia dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos foi, desde muito cedo, "interiorizado como um dos símbolos da nação". É hoje uma das mais importantes atrações turísticas da capital.

Descrição: WIKIPÉDIA

Mosteiro dos Jerónimos

Belém - Lisboa

Fotografia © RÓ MAR







Biblioteca Central da Marinha 









Museu Nacional de Arqueologia









Jardim da Praça do Império


Possui uma área de 3,3 ha. Encontra-se entre a Avenida da Índia e a Rua de Belém, perto do Mosteiro dos Jerónimos. Foi construído em 1940 por ocasião da Grande Exposição do Mundo Português. Anteriormente, a zona era uma praia, conhecida como "praia do Restelo".

O seu lago central apresenta no exterior os Brasões de Mercê Antiga ou Nova pertencentes ou atribuídos a Navegadores durante o período dos Descobrimentos. Os seus jardins apresentam 30 brasões representando as 18 províncias portuguesas, e as ex-colónias, a que se juntaram ainda as cruzes de Cristo e Avis. Há ainda um escudo nacional também feito com buxo e flores.

Descrição: Wikipédia

Jardim da Praça do Império 

Belém - Lisboa

Fotografia © RÓ MAR









Belém - Lisboa

Fotografia © RÓ MAR