LISBOA | PORTUGAL

HOSPITAL DE SANTA MARIA


HOSPITAL de SANTA MARIA – CIDADE UNIVERSITÁRIA









Hospital de Santa Maria em Lisboa, inaugurado em 27 de Abril de 1953.


O HSM fica localizado na Cidade Universitária, na antiga freguesia do Campo Grande, actualmente freguesia de Alvalade, em Lisboa. 

Integra juntamente com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e o Instituto de Medicina Molecular (IMM) o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML)

O Hospital de Santa Maria é um hospital universitário que integra desde 2007 o Centro Hospitalar Lisboa Norte EPE que por sua vez pertence ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).



Estátua de bronze de Egas Moniz por Euclides Vaz. 1974 


Estátua de bronze figurando Egas Moniz (especialista em Neurologia e Psiquiatria galardoado com o Prémio Nobel em Medicina e Fisiologia no ano de 1949, devido à descoberta da Psicocirurgia) executada pelo escultor Euclides Vaz, data de 1974, ano do centenário de nascimento do médico. 

A estátua foi colocada no primeiro patamar da escadaria que dá acesso à entrada da Faculdade de Medicina, substituindo um busto que também o representava, da autoria de Anjos Teixeira (1956).
A figura, hierática, evidencia um homem de idade avançada, que enverga o traje de Professor Catedrático, beca e capelo com rosáceas, e na mão direita segura a barretina com borla – modelo à imagem do retrato de Egas Moniz por José Malhoa, que, talvez, Euclides Vaz tenha tomado como fonte.

Denota-se um cuidado tratamento do vestuário, pleno de pormenores como, por exemplo, a textura e os ornamentos do capelo ou o brocado da capa. O rosto evidencia um olhar vago, comum na estatuária memorial e comemorativa oficial, notando-se as salientes orelhas – um pormenor de apego à fisionomia real de Egas Moniz.

A estátua foi colocada sobre um plinto octogonal em pedra, que por sua vez está colocado sobe uma base. Na frente, uma legenda alusiva ao retratado: 'A EGAS MONIZ | 1874-1955 | PRÉMIO NOBEL | DE MEDICINA | E FISIOLOGIA | 27 DE OUTUBRO | DE 1974'. Na base da própria estátua, o artista inscreveu no bronze a sua assinatura: 'E VAZ 74'. 











Hospital de Santa Maria

Fotografia © RÓ MAR

http://ro-mar-poesia.blogspot.com