LISBOA | PORTUGAL

2016-08-13

MIRADOURO DA GRAÇA

Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen



O Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, antigo Miradouro da Graça, encontra-se na freguesia de São Vicente (Graça), em Lisboa.

O bairro popular da Graça desenvolveu-se no fim do século XIX. No largo da Graça, junto à Igreja, existe uma esplanada no Miradouro da Graça onde se pode desfrutar de uma das mais belas vistas da cidade. Esta vista só é suplantada pela do Miradouro da Senhora do Monte que fica a uma escassa centena de metros. O panorama de telhados e prédios é menos espetacular do que a vista do Castelo, mas é um local popular. Por detrás do Miradouro fica um mosteiro Agostiniano, fundado em 1271 e reconstruído depois do terramoto.

Descrição: Wikipédia

Fotografia © RÓ MAR












Igreja da Graça




O conjunto da Igreja e convento da Graça está localizado no Largo da Graça, na freguesia de São Vicente, em Lisboa. Está virada para um miradouro com vista sobre a cidade e o rio.

Pertencia à Ordem dos Agostinianos Eremitas (Ordo eremitarum Sancti Augustini), associada à Ordem de Santo Agostinho, e por isso, por ter aqui a sua sede em Portugal, também era conhecida por Ordem dos Gracianos.

Remonta ao início da nacionalidade, tendo reflorescido no século XVI. Inicialmente convento foi fundado no Monte de São Gens, no antigo local conhecido por Almofala - onde D. Afonso Henriques acampou com as suas tropas durante o cerco a Lisboa em 1147.

A torre sineira é obra de Manuel da Costa Negreiros e data de 1738. Com o terramoto de 1755, grande parte da igreja ruiu, sobretudo a fachada, as abóbadas da capela-mor e do cruzeiro. Na reconstrução, optou-se por um interior sóbrio, cujas capelas, de talha dourada, imprimem uma linguagem ainda rocaille de finais do século XVIII. O seu interior é marcado pela talha dourada, azulejos e pintura do teto.

Classificado de Monumento Nacional.

Descrição: WIKIPÉDIA

Fotografia © RÓ MAR







Jardim do Largo da Graça







Largo da Graça - Lisboa

Fotografia © RÓ MAR