A ANTIGA DOÇARIA PORTUGUESA - SÉC. XVIII
RECEITA DE MONGES DO MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS
Os pasteis de nata foram criadas antes do século XVIII pelos monges católicos no Mosteiro dos Jerónimos, na freguesia de Santa Maria de Belém, em Lisboa.
Após a extinção das ordens religiosas e em face do fechamento iminente de muitos dos conventos e mosteiros no rescaldo da Revolução Liberal de 1820, os monges começaram a vender pastéis de nata em uma refinaria de açúcar perto para garantir algum rendimento. Em 1834, o mosteiro foi fechado e a receita foi vendida para a refinaria de açúcar, cujos proprietários em 1837 abriram a Fábrica de Pastéis de Belém.
Mosteiro dos Jerónimos
Belém - Lisboa
Fotografia © RÓ MAR
FÁBRICA dos PASTÉIS DE BELÉM
Em 1837 iniciaram a fabricação dos Pastéis de Belém, segundo a antiga receita do Mosteiro dos Jerónimos que diariamente renasce na fábrica pelos mesmos processos artesanais. Os Pastéis de Belém proporcionam hoje o paladar da antiga doçaria portuguesa.
A receita original do Pastel de Belém, proveniente do Mosteiro dos Jerónimos é um segredo fortemente guardado pelos pasteleiros da Fábrica dos Pastéis de Belém (antiga Refinaria de Açúcar). Os mais antigos, conventuais e conceituados pastéis de nata que honram a deliciosa gastronomia Portuguesa e rotulam a cidade de Lisboa de paraíso gastronómico.
Belém - Lisboa
Fotografia © RÓ MAR