LISBOA - PORTUGAL

2016-11-10

GERÊS


PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS



O Parque Nacional da Peneda-Gerês situa-se no extremo nordeste do Minho, estendendo-se até Trás-os-Montes, desde as terras da Serra da Peneda até a Serra do Gerês - sendo recortado por dois grandes rios, o Rio Lima e Cávado. Fazendo fronteira com a Galiza, abrangendo os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre).

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.



É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e etnográfico e pela variedade de fauna (corços, garranos, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais). Estende-se desde a serra do Gerês, a Sul, passando pela serra da Peneda até a fronteira espanhola.

Inclui trechos da estrada romana que ligava Braga a Astorga, conhecida como Geira. No parque situam-se dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do santuário do Bom Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular.

Descrição - Wikipédia

Fotografia © Joaquim Rios


SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA PENEDA






MATA DA ALBERGARIA - GERÊS






Cascata do Arado - Gerês



Ponte da Barca - Viana do Castelo



S. Bento do Cando - Arcos de Valdevez






Ponte de Mizarela - Montalegre








Rio Cávado -  Merelim - Braga



Rio Cávado - Palmeira - Braga




Rio Cávado - Adaúfe - Braga






BOM JESUS DE BRAGA








Gerês/ Bom Jesus de Braga

Fotografia © Joaquim Rios